Minicaso 1 - Um terá de morrer
Normativa
De acordo com o extrato em questão podemos questionar o facto de o cumprimento da legalidade poder ser gerador de monstruosidades a ponto de comprometer seriamente a integridade das pessoas.
Neste extrato, um oficial alemão cumprindo ordens obriga uma mulher a escolher entre a morte de todos ou apenas o sacrifício de um. Pôde fazê-lo, pois do ponto de vista legal tinha autoridade para tal, todavia, podemos discutir até que ponto uma sociedade com os seus códigos e leis pode permitir que tais situações ocorram, a ponto de nos fazer refletir sobre o facto de a legalidade poder ser insuficiente.
O cumprimento da legalidade pode ser gerador de arbitrariedades e isto a acontecer pode tornar-se muito nefasto, daí pensarmos sobre as limitações que a própria legalidade pode comportar. No caso particular da sociedade alemã neste seu período histórico percebemos que podemos ter uma sociedade em que a legalidade não basta, por ser manifestamente escassa e a prova evidente desta afirmação está na situação dilemática que a personagem do filme vivencia em termos pessoais mas que as leis vigentes tornam legítimo o comportamento do oficial alemão.