-Estou farta! Faço todos os sacrifícios por ti, venho aqui todos os dias, comprometo-me, e para quê? Para te ver muito indiferente, muito secado...
-Mas, meu amor...
Ela teve um sorriso de escárnio.
-Meu amor ! Oh! são ridículos esses fingimentos!
Basílio impacientou-se.
-Já isso cá me faltava, essa cena! - exclamou impetuosamente. E cruzando os braços diante dela: -Mas que queres tu? Queres que te ame como no teatro, em S. Carlos? (...) Basílio pôs-se diante da porta, e estendendo os braços:
-Mas sê razoável, minha querida. Uma ligação como a nossa não é o dueto do Fausto. Eu amo-te; tu, creio, gostas de mim; fazemos os sacrifícios necessários, encontramo-nos, somos felizes... Que diabo queres tu mais? Porque te queixas? (213)
Contexto Interno
Contexto Interno
As relações de Luísa e Basílio entram em processo de desgaste.
Contexto referencial
Contexto referencial
De novo a referência à ópera romântica Fausto, de Gounod, com particular destaque para os amores de Fausto e Margarida .
A ópera de Charles François Gounod (1818-1893), Fausto, conta a história de Fausto que vende a alma a Mefistófeles para ficar jovem. Apaixona-se por Margarida, sedú-la e depois deixa-a. Ela dá à luz um filho, que assassina, é presa e, arrependida, é levada pelos anjos para o céu.
Perspectivas
Atmosfera Romântica
Atmosfera Romântica
A referência feita por Basílio ao teatro romântico e ao Fausto remete com clareza para a vivência romântica das personagens. Mas Basílio, D. Juan experiente, ao contrário de Luísa, destrinça a existência no teatro e na vida real (Berrini, 1984).
Indícios/símbolos
Indícios/símbolos
A troca azeda de palavras entre Luísa e Basílio indicia a ruptura eminente do seu relacionamento e sobretudo o modo distinto como cada um deles encara a aventura do adultério.
Decadência
Decadência
Luísa sente que Basílio não retribui o esforço que ela faz para se encontrar com ele, o que anuncia a decadência da relação entre os amantes, provocada pela própria natureza da relação adulterina que os une: um adultério idealizado por Luísa, um adultério oportuno para Basílio.
Aparência/realidade
Aparência/realidade
Luísa vive o relacionamento amoroso com Basílio à medida da sua imaginação: vive "aparentemente" um grande amor. Basílio, numa posição mais pragmática, sabe que vive mais uma aventura amorosa "realmente" banal.
Intertextualidade
Intertextualidade
A referência a passagens amorosas de peças de teatro ou de ópera românticas é usada para opor o mundo ficcional idealístico/romântico - em que o relacionamento amoroso é perfeito - ao mundo real.
Ironia
Ironia
A ironia é obtida pelos comentários de Basílio ao introduzir as referências intertextuais (v. intertextualidade).
Romance de tese
Romance de tese
Mais uma vez o narrador através do comentário de uma personagem alerta ironicamente para o carácter nefastamente idealista da arte romântica.