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Programa

 

8.30h

Receção

 

9.00h

Sessão de Abertura

Anfiteatro

Vice-Reitora - Profª Doutora Madalena Alarcão

Diretor da FPCE - Prof. Doutor António Gomes Ferreira

Diretor-Geral da Direção Geral de Educação - Dr. José Vítor Pedroso

Coordenadora do 3º EJML-  Profª Doutora Ana Amélia Carvalho

 

9.30h

Conferência

Anfiteatro

Resonant Games - Designing educational games that resonate in the lives of students, teachers and schools

Eric Klopfer, MIT, USA.

Moderador: Profª Doutora Ana Amélia Carvalho

 

10.30h

Intervalo (Coffee break) - Atuação da Desconcertuna

 

10.50h

Comunicações [15 min]

Anfiteatro

Moderador: Prof.ª Doutora Irene Tomé - Universidade Nova de Lisboa

 

Mobile Learning e Educação: O que nos diz a Investigação Open Access?

Renato Abreu e Teresa Cardoso - Universidade Aberta - Resumo

 

Os dispositivos móveis no ensino: uma app na visita de estudo

Cristiano Ferreira - FLUP, CITCEM  - Resumo

 

Aprender a ler através de dispositivos móveis. Um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves

Ana Paula Ferreira, Felisbela Morgado, Célio Gonçalo Marques, António Manso e Pedro Dias - Instituto Politécnico de Tomar  - Resumo

 

Telemóveis e Códigos QR em Ciências Naturais: Descrição de uma atividade realizada num Centro de Ciência

Vanda Helena Lopes Delgado - EB2,3 D. Manuel I  - Resumo

 

O celular na Educação de Jovens e Adultos: os significados atribuídos pelos professores

Flávia Santos e Sérgio Abranches - Universidade Federal de Pernambuco  - Resumo

 

Formación para el uso de Aplicaciones Móviles en la Tercera Edad. Estudio de caso en la Universidad de Salamanca

Sara Serrate González, María José Hernández Serrano, José Manuel Muñoz Rodríguez, Iván Lindo Pérez e Andrea Pastora Sarando  - Universidad de Salamanca - Resumo

 

Sala 4.4 [1º Andar nos Claustros] [15 min cada apresentação]

Moderador: Prof. Doutor Nelson Zagalo - Universidade do Minho

 

Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira

Giselda Santos Costa - Instituto Federal do Piauí  - Resumo

 

Tecnologias móveis e práticas pedagógicas: uma análise sobre as formas de uso dos dispositivos móveis na rede pública de ensino

Dayse Oliveira e Lícia Maia - Universidade Federal de Pernambuco  - Resumo

 

APPs for Good: Estudo Exploratório no Ensino Profissional Público em Portugal

Antonieta Rocha e Teresa Cardoso - Universidade Aberta  - Resumo

 

Tipología interactiva de videojuegos, distribución en el mercado y aplicación en mobile learning

Miguel Angel Gil Martínez e Jesús Bermejo Berros - Universidad de Valladolid  - Resumo

 

O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar

Joaquim Jorge Sousa, António Manuel Vaklente Andrade e Joaquim Machado Araújo - Universidade Católica Portuguesa  - Resumo

 

Playing Beowulf: Discourses, identities and representation in the translation of an Anglo-Saxon text into a digital game

Bruno de Paula - University College of London  - Resumo

 

Sala 4.9 - Lab de Informática [1º Andar nos Claustros] [15 min cada apresentação]

Moderador: Prof. Doutor Leonel Morgado - Universidade Aberta

 

Gamificação de uma rede social académica universitária

Fernando Bacelar, Lina Morgado e Vítor Rocio - Universidade Aberta  - Resumo

 

A gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeira

Cláudia Gomes, Alda Pereira e Ana Nobre - Universidade Aberta  - Resumo

 

O uso de The Sims para a discussão sobre a identidade de gênero para pedagogos em formação

Aline Malta e Marcelo Sabbatini - Universidade Federal de Pernambuco  - Resumo

 

Influencia del procesamiento consciente e inconsciente de estímulos interactivos reales y ficticios en videojuegos

Jesús Bermejo-Berros e Miguel Angel Gil Martínez - Universidad de Valladolid  - Resumo

 

Collaborative learning assessment in mobile-learning using Web 2.0 tools

Rita Tavares - CIDTFF, Universidade de Aveiro  - Resumo

 

 

12.30h

Almoço livre

 

14.00h

Workshops

Anfiteatro

1. Criar, envolver e avaliar os alunos: a otimização das aulas com a utilização da Nearpod e dos Plickers

Idalina Santos - LabTE, Universidade de Coimbra

 

Sala 4.4

2. Aurasma Studio: realidade aumentada

José Gomes e Cristina Gomes - Agrupamento de Escolas de Arouca e Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua

 

Sala 4.9

3. Google Drive - organização, produção e criatividade

Teresa Pombo - DGE

 

Sala 4.8

4. App Inventor, programação para mobile

Filipe Moreira, Isabel Barbosa e Filipa Carneiro - Academia de Código

 

Sala 4.7

5. Podcasts: utilizando o Audacity

Vítor Diegues - Agrupamento de Escolas Vale do Tamel

 

Sala 5.4 (último piso)

6. Robots de programação - uma aprendizagem interdisciplinar através do pensamento computacional

Humberto Neves e Joaquim Chitas -  Ardózia

 

Sala do bar

7. App kahoot: aprendizagem e competição

Daniela Guimarães - LabTE, Universidade de Coimbra

 

Sala 4.2

8. Socrative

Marco Bento e Nuno Queirós Rodrigues - Universidade do Minho

 

 

15.30h

Intervalo

  15.40h

Apresentação dos Jogos

Anfiteatro

 

Introdução - Ana Amélia Carvalho

1910

Sónia Cruz

Tempoly

Cândida Barros

  Os Maias. Becoming an expert! 

Adelina Moura

  

 

16.30h

Comunicações Breves [10 min]

Anfiteatro

Moderador: Prof.ª Doutora Lia Raquel Oliveira - Universidade do Minho

 

Gamification: uma abordagem lúdica à aprendizagem

Rolando Barradas e José Alberto Lencastre - Universidade do Minho  - Resumo

 

A presença dos Jogos nos Manuais de História do 3º Ciclo do Ensino Básico

Helena Isabel Vieira - CITCEM  - Resumo

 

Jogos Digitais e Redes Sociais Virtuais no ensino de Ciências e Biologia

André Luís Correa e Cláudia Machado - Universidade Estadual Paulista e Universidade do Minho  - Resumo

 

Centum Square: um jogo para alunos do ensino básico

Sandra Ramos, Paula Oliveira e Lia Oliveira - Universidade  de Aveiro e Universidade do Minho  - Resumo

 

Sala 4.4 [1º Andar nos Claustros] [10 min cada apresentação]

Moderador: Prof.ª Doutora Lina Morgado - Universidade Aberta

 

Serious Games: desenvolvimento de um protótipo para PLNM

Cristiana Lopes, Clara Coutinho, Maria Alfredo Moreira e Nelson Zagalo - Universidade do Minho  - Resumo

 

Quandary: un videojuego para la puesta en práctica de la Educación Emocional con el alumnado de Educación Primaria

María-Inmaculada Pedrera-Rodríguez e Francisco-Ignacio Revuelta-Domínguez - Universidad de Extremadura  - Resumo

 

Elementos narrativos de uma plataforma musical com jogos educativos: reações de dois grupos de crianças

Gregorio Bacelar Lameira - Universidade Federal de Pernambuco - Resumo

 

Storytelling como componente do jogo

Íris Daniela Gomes da Silva Bidarra e António Manuel Valente Andrade - Universidade Católica Portuguesa  - Resumo

 

Geogaming e integração pedagógica: os alunos no centro de uma comunidade de prática e de aprendizagem (projeto ENAbLE)

Vânia Carlos, Manuel Santos e António Moreira - Universidade de Aveiro  - Resumo

 

Sala 4.9 - Lab de Informática [1º Andar nos Claustros] [10 min cada apresentação]

Moderador: Prof. Doutor Célio Marques - Instituto Politécnico de Tomar

 

Quizzes: vantagens da sua utilização na avaliação formativa

Sónia Cruz - Universidade Católica Portuguesa  - Resumo

 

Bike a planet - Comunicando ciência de forma divertida e saudável

Lázaro Raposo e Pedro Garcia - Cereal Games, OASA  - Resumo

 

Video games and Mobile Learning: A Spanish Developers Approach

Carlos Fernández Gómez e José Martí-Parreño - Universidad Carlos III e Universidad Europea de Valencia  - Resumo

 

A utilização de jogos eletrônicos para o envelhecimento bem sucedido

Camila Souza Silva, Meire Cachioni e Ana Amélia Carvalho  - Universidade de São Paulo e Universidade de Coimbra  - Resumo

 

Realidade Aumentada e Gamificação: Desenvolvimento de aumentações num manual escolar de Educação Musical

Cristina Gomes, José Gomes, Mauro Figueiredo e José Bidarra - Universidade Aberta e Universidade do Algarve  - Resumo

 

 

 

17.30h

Intervalo (Coffee break)

 

17.45h

Comunicações Breves [10 min]

Anfiteatro

Moderador: Prof.ª Doutora Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra

 

O projeto FlipMat7: mudança na cultura de aprendizagem?

Daniela Guimarães, Idalina Santos e Ana Amélia Carvalho -LabTE, Universidade de Coimbra  - Resumo

 

Desafios dos dispositivos móveis e recursos digitais – O projeto TeK.escolaglobal

Leonor Vale, Ana Amélia Carvalho, Nuno Moutinho e Leonel Morgado - LabTE-Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade Aberta  - Resumo

 

LER+ SABER+ - Desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do Ensino Básico

José Gomes, Mauro Figueiredo, Lúcia Amante e Cristina Gomes - Universidade Aberta e Universidade do Algarve  - Resumo

 

Para uma ‘pedagogia móvel’ na formação de professores de Inglês

Ana Luís - Universidade de Coimbra  - Resumo

 

Tablets 1:1 para aprender Língua Inglesa – Motivação, Produção Oral e Competência Digital

Sílvia Roda Couvaneiro e Neuza Pedro - Universidade de Lisboa  - Resumo

 

Práticas de Mobile Learning: Desenvolvimento de Competências Básicas da Disciplina de Inglês através da Plataforma Educativa Edmodo

Conceição Malhó Gomes - Agrupamento de Escolas Coimbra Centro  - Resumo

 

Sala 4.4. [1º Andar nos Claustros] [10 min cada apresentação]

Moderador: Prof.ª Doutora Ana Pinheiro - ESE de Paula Frassinetti

 

Desafios com códigos QR: um recurso a privilegiar na biblioteca escolar

Isabel Torre - EB de Eugénio de Castro  - Resumo

 

A Rota do Castelo – percurso histórico georreferenciado

Graça Magro, Maria José Marcelino e Joaquim Carvalho - Universidade de Coimbra  - Resumo

 

Apps na formação de jovens para o Património Cultural

Cristiana Fonseca, Ana Amélia Carvalho e Fernanda Alves - Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de Castro  - Resumo

 

A utilização da Realidade Aumentada como estratégia de suporte ao ensino da informática

David Oliveira - Universidade de Aveiro  - Resumo

 

Sala 4.9 - Lab de Informática [1º Andar nos Claustros] [10 min cada apresentação]

Moderador: Prof.ª Doutora Teresa Cardoso - Universidade Aberta

 

Comunidade de Práticas Virtual para Investigadores – Um plano de desenvolvimento

Inês Pedro, Ana Amélia Carvalho, Leonel Morgado e José Porfírio - Universidade de Coimbra e Universidade Aberta  - Resumo

 

O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense

Sandra Fernandes, Anabela Rocha, Antónia Reis, Catarina Ferreira, Diana Cardoso e Verónica Matias - Universidade Portucalense  - Resumo

 

Séniores Online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem

Carina Rodrigues e Lina Morgado - Universidade Aberta  - Resumo

 

Scratch no Ensino Superior – uma experiência pedagógica na licenciatura de Ciências da Educação

Ricardo Almeida e Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra  - Resumo

 

 

19.00h

Conferência

Anfiteatro

 

Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios

Adelina Moura, LabTE, Universidade de Coimbra

Moderador: Prof.ª Doutora Ana Cristina Almeida

 

19.50h

Encerramento

 

 

 

 

 

 

   

© Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2016

encontro.jml@gmail.com