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Apresentação
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Programa
Temas
Submissão
Datas
Simpósio
doutoral
Workshops
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Programa |
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8.30h |
Receção |
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9.00h |
Sessão de Abertura
Anfiteatro
Vice-Reitora - Profª
Doutora Madalena Alarcão
Diretor da FPCE - Prof.
Doutor António Gomes Ferreira
Diretor-Geral da Direção Geral
de Educação - Dr. José Vítor Pedroso
Coordenadora do 3º EJML-
Profª Doutora Ana Amélia Carvalho |
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9.30h |
Conferência
Anfiteatro
Resonant Games - Designing educational games that
resonate in the lives of students, teachers and schools
Eric Klopfer, MIT,
USA.
Moderador: Profª Doutora Ana Amélia Carvalho |
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10.30h |
Intervalo (Coffee break)
- Atuação da Desconcertuna |
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10.50h |
Comunicações
[15 min]
Anfiteatro
Moderador: Prof.ª
Doutora Irene Tomé - Universidade Nova de Lisboa
Mobile Learning e
Educação: O que nos diz a Investigação Open Access?
Renato Abreu e
Teresa Cardoso - Universidade Aberta -
Resumo
Os dispositivos
móveis no ensino: uma app na visita de estudo
Cristiano
Ferreira - FLUP, CITCEM -
Resumo
Aprender a ler
através de dispositivos móveis. Um estudo de caso no
Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves
Ana Paula
Ferreira, Felisbela Morgado, Célio Gonçalo Marques,
António Manso e Pedro Dias - Instituto Politécnico de
Tomar -
Resumo
Telemóveis e
Códigos QR em Ciências Naturais: Descrição de uma
atividade realizada num Centro de Ciência
Vanda Helena
Lopes Delgado - EB2,3 D. Manuel I -
Resumo
O celular na Educação de
Jovens e Adultos: os significados atribuídos pelos
professores
Flávia Santos e
Sérgio Abranches - Universidade Federal de Pernambuco
-
Resumo
Formación para el
uso de Aplicaciones Móviles en la Tercera Edad. Estudio
de caso en la Universidad de Salamanca
Sara Serrate
González, María José Hernández Serrano, José Manuel
Muñoz Rodríguez, Iván Lindo Pérez e Andrea Pastora
Sarando - Universidad de Salamanca -
Resumo
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Sala 4.4
[1º Andar
nos Claustros] [15 min cada apresentação]
Moderador: Prof.
Doutor Nelson
Zagalo - Universidade do Minho
Cellatschool PLUS:
um novo design de aplicativo híbrido para ensino e
aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira
Giselda Santos
Costa - Instituto Federal do Piauí -
Resumo
Tecnologias
móveis e práticas pedagógicas: uma análise sobre as
formas de uso dos dispositivos móveis na rede pública de
ensino
Dayse Oliveira e
Lícia Maia - Universidade Federal de Pernambuco -
Resumo
APPs for Good:
Estudo Exploratório no Ensino Profissional Público em
Portugal
Antonieta Rocha e
Teresa Cardoso - Universidade Aberta -
Resumo
Tipología
interactiva de videojuegos, distribución en el mercado y
aplicación en mobile learning
Miguel Angel Gil
Martínez e Jesús Bermejo Berros - Universidad de
Valladolid -
Resumo
O papel dos jogos
digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco
na biblioteca escolar
Joaquim Jorge
Sousa, António Manuel Vaklente Andrade e Joaquim Machado
Araújo - Universidade Católica Portuguesa -
Resumo
Playing Beowulf:
Discourses, identities and representation in the
translation of an Anglo-Saxon text into a digital game
Bruno de Paula -
University College of London -
Resumo
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Sala 4.9 - Lab
de Informática [1º Andar nos Claustros] [15 min cada
apresentação]
Moderador: Prof.
Doutor Leonel
Morgado - Universidade Aberta
Gamificação de
uma rede social académica universitária
Fernando Bacelar,
Lina Morgado e Vítor Rocio - Universidade Aberta -
Resumo
A gamificação no
desenho personalizado no ensino superior a distância: um
caso na aprendizagem de uma língua estrangeira
Cláudia Gomes,
Alda Pereira e Ana Nobre - Universidade Aberta -
Resumo
O uso de The Sims
para a discussão sobre a identidade de gênero para
pedagogos em formação
Aline Malta e
Marcelo Sabbatini - Universidade Federal de Pernambuco
- Resumo
Influencia del
procesamiento consciente e inconsciente de estímulos
interactivos reales y ficticios en videojuegos
Jesús Bermejo-Berros
e
Miguel Angel Gil Martínez
- Universidad de Valladolid -
Resumo
Collaborative
learning assessment in mobile-learning using Web 2.0
tools
Rita Tavares -
CIDTFF, Universidade de Aveiro -
Resumo
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12.30h |
Almoço livre |
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14.00h |
Workshops
Anfiteatro
1. Criar,
envolver e avaliar os alunos: a otimização das aulas com a
utilização da Nearpod e
dos Plickers
Idalina Santos - LabTE, Universidade de Coimbra
Sala 4.4
2. Aurasma
Studio: realidade aumentada
José Gomes e Cristina
Gomes -
Agrupamento de Escolas de Arouca e Agrupamento de Escolas de
Padrão da Légua
Sala 4.9
3. Google
Drive - organização,
produção e criatividade
Sala 4.8
4. App
Inventor, programação para mobile
Filipe
Moreira, Isabel Barbosa e Filipa
Carneiro - Academia de Código
Sala 4.7
5. Podcasts:
utilizando o Audacity
Vítor Diegues -
Agrupamento de Escolas Vale do Tamel
Sala 5.4 (último piso)
6. Robots
de programação - uma aprendizagem interdisciplinar através do
pensamento computacional
Humberto Neves e Joaquim Chitas - Ardózia
Sala do bar
7. App kahoot:
aprendizagem e competição
Daniela Guimarães
- LabTE, Universidade de Coimbra
Sala 4.2
8. Socrative
Marco Bento e Nuno
Queirós Rodrigues - Universidade do Minho
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15.30h |
Intervalo
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15.40h |
Apresentação dos Jogos
Anfiteatro
Introdução - Ana Amélia
Carvalho
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16.30h |
Comunicações Breves
[10 min]
Anfiteatro
Moderador: Prof.ª
Doutora Lia Raquel Oliveira - Universidade do Minho
Gamification: uma
abordagem lúdica à aprendizagem
Rolando Barradas
e José Alberto Lencastre - Universidade do Minho -
Resumo
A presença dos Jogos nos
Manuais de História do 3º Ciclo do Ensino Básico
Helena Isabel Vieira - CITCEM
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Resumo
Jogos Digitais e
Redes Sociais Virtuais no ensino de Ciências e Biologia
André Luís Correa
e Cláudia Machado - Universidade Estadual Paulista e
Universidade do Minho -
Resumo
Centum Square:
um jogo para alunos do ensino básico
Sandra Ramos,
Paula Oliveira e Lia Oliveira - Universidade de
Aveiro e Universidade do Minho -
Resumo
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Sala 4.4
[1º Andar nos Claustros] [10 min cada apresentação]
Moderador: Prof.ª
Doutora Lina Morgado - Universidade Aberta
Serious Games:
desenvolvimento de um protótipo para PLNM
Cristiana Lopes,
Clara Coutinho, Maria Alfredo Moreira e Nelson Zagalo -
Universidade do Minho -
Resumo
Quandary: un
videojuego para la puesta en práctica de la Educación
Emocional con el alumnado de Educación Primaria
María-Inmaculada
Pedrera-Rodríguez e Francisco-Ignacio Revuelta-Domínguez
- Universidad de Extremadura -
Resumo
Elementos
narrativos de uma plataforma musical com jogos
educativos: reações de dois grupos de crianças
Gregorio Bacelar Lameira
- Universidade Federal de Pernambuco -
Resumo
Storytelling como
componente do jogo
Íris Daniela
Gomes da Silva Bidarra e António Manuel Valente Andrade
- Universidade Católica Portuguesa -
Resumo
Geogaming e
integração pedagógica: os alunos no centro de uma
comunidade de prática e de aprendizagem (projeto ENAbLE)
Vânia Carlos,
Manuel Santos e António Moreira - Universidade de Aveiro
- Resumo
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Sala 4.9 -
Lab de Informática [1º Andar nos Claustros] [10 min
cada apresentação]
Moderador: Prof.
Doutor Célio Marques - Instituto Politécnico de Tomar
Quizzes:
vantagens da sua utilização na avaliação formativa
Sónia Cruz -
Universidade Católica Portuguesa -
Resumo
Bike a planet -
Comunicando ciência de forma divertida e saudável
Lázaro Raposo e
Pedro Garcia - Cereal Games, OASA -
Resumo
Video games and
Mobile Learning: A Spanish Developers Approach
Carlos Fernández
Gómez e José Martí-Parreño - Universidad Carlos III e
Universidad Europea de Valencia -
Resumo
A utilização de
jogos eletrônicos para o envelhecimento bem sucedido
Camila Souza
Silva,
Meire Cachioni e Ana Amélia Carvalho
- Universidade de São Paulo e Universidade de Coimbra
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Resumo
Realidade
Aumentada e Gamificação: Desenvolvimento de aumentações
num manual escolar de Educação Musical
Cristina Gomes,
José Gomes, Mauro Figueiredo e José Bidarra -
Universidade Aberta e Universidade do Algarve -
Resumo
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17.30h |
Intervalo
(Coffee break) |
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17.45h |
Comunicações
Breves
[10 min]
Anfiteatro
Moderador: Prof.ª
Doutora Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra
O projeto
FlipMat7: mudança na cultura de aprendizagem?
Daniela
Guimarães, Idalina Santos e Ana Amélia Carvalho -LabTE,
Universidade de Coimbra -
Resumo
Desafios dos
dispositivos móveis e recursos digitais – O projeto
TeK.escolaglobal
Leonor Vale, Ana
Amélia Carvalho, Nuno Moutinho e Leonel Morgado - LabTE-Universidade
de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade Aberta
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Resumo
LER+ SABER+ -
Desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do
Ensino Básico
José Gomes, Mauro
Figueiredo, Lúcia Amante e Cristina Gomes - Universidade Aberta e
Universidade do Algarve -
Resumo
Para uma
‘pedagogia móvel’ na formação de professores de Inglês
Ana Luís -
Universidade de Coimbra -
Resumo
Tablets 1:1 para
aprender Língua Inglesa – Motivação, Produção Oral e
Competência Digital
Sílvia Roda
Couvaneiro e Neuza Pedro - Universidade de Lisboa
- Resumo
Práticas de
Mobile Learning: Desenvolvimento de Competências Básicas
da Disciplina de Inglês através da Plataforma Educativa
Edmodo
Conceição Malhó
Gomes - Agrupamento de Escolas Coimbra Centro -
Resumo
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Sala 4.4.
[1º Andar nos
Claustros] [10 min cada apresentação]
Moderador: Prof.ª
Doutora Ana Pinheiro - ESE de Paula Frassinetti
Desafios com códigos QR:
um recurso a privilegiar na biblioteca escolar
Isabel Torre - EB
de Eugénio de Castro -
Resumo
A Rota do Castelo
– percurso histórico georreferenciado
Graça Magro,
Maria José Marcelino e Joaquim Carvalho - Universidade
de Coimbra -
Resumo
Apps na formação
de jovens para o Património Cultural
Cristiana
Fonseca, Ana Amélia Carvalho e Fernanda Alves -
Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de
Castro -
Resumo
A utilização da
Realidade Aumentada como estratégia de suporte ao ensino
da informática
David Oliveira -
Universidade de Aveiro -
Resumo
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Sala 4.9 - Lab
de Informática [1º Andar nos Claustros] [10 min cada
apresentação]
Moderador: Prof.ª
Doutora Teresa Cardoso - Universidade Aberta
Comunidade de
Práticas Virtual para Investigadores – Um plano de
desenvolvimento
Inês Pedro, Ana
Amélia Carvalho, Leonel Morgado e José Porfírio -
Universidade de Coimbra e Universidade Aberta -
Resumo
O uso das
Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um
inquérito na Universidade Portucalense
Sandra Fernandes,
Anabela Rocha, Antónia Reis, Catarina Ferreira, Diana
Cardoso e Verónica Matias - Universidade Portucalense
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Resumo
Séniores Online:
apropriação de dispositivos móveis em diferentes
cenários de aprendizagem
Carina Rodrigues
e Lina Morgado - Universidade Aberta -
Resumo
Scratch no Ensino
Superior – uma experiência pedagógica na licenciatura de
Ciências da Educação
Ricardo Almeida e
Teresa Pessoa -
Universidade de Coimbra -
Resumo
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19.00h |
Conferência
Anfiteatro
Práticas de mobile learning no ensino básico e
secundário: metodologias e desafios
Adelina Moura,
LabTE, Universidade de Coimbra
Moderador: Prof.ª Doutora Ana Cristina Almeida |
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19.50h |
Encerramento |
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