Era A Dama das Camélias. Lia muitos romances; tinha uma assinatura, na Baixa, ao mês. Em solteira aos 18 anos, entusiasmara-se por Walter Scott e pela Escócia; desejara então viver num daqueles castelos escoceses, que têm sobre as ogivas os brasões do clan, mobilados com arcas góticas e troféus de armas, forrados de largas tapeçarias onde estão bordadas legendas heróicas, que o vento do lago agita e faz viver: e amara Ervandalo, Morton e Ivanhoé, ternos e graves (...). Mas agora era o moderno que a cativava, Paris, as suas mobílias, as suas sentimentalidades. Ria-se dos trovadores, exaltara-se por Mr. de Camors; e os homens ideais apareciam-lhe de gravata branca, nas ombreiras das salas de baile, com um magnetismo no olhar, devorados de paixão, tendo palavras sublimes. Havia uma semana que se interessava por Margarida Gautier: o seu amor infeliz dava-lhe uma melancolia enevoada (...), nos nomes mesmo do livro - Júlia Duprat, Armando, Prudência, achava o sabor poético de uma vida intensamente amorosa; e todo aquele destino se agitava, como numa música triste, com ceias, noites delirantes, aflições de dinheiro, e dias de melancolia no fundo de um coupé .(20)
Contexto Interno
Contexto Interno
A personagem em foco é Luísa, esposa de Jorge e prima de Basílio.
Contexto Referencial
Contexto Referencial
A Dama das Camélias , obra romântica do escritor francês Alexandre Dumas, Filho (1824-1895), cuja protagonista é Margarida Gautier.
Walter Scott (1771-1832), escritor romântico escocês, introduziu o romance histórico na Europa, como é o caso de Ivanhoe .
Mr de Camors, romance do escritor francês Octave Feuillet (1821-1890), representa o típico drama amoroso romântico.
coupé: carro fechado do séc. XIX, geralmente com dois lugares.
Perspectivas
Atmosfera Romântica
Atmosfera Romântica
Luísa desde jovem se deixou seduzir pelo universo literário romântico. Primeiro através dos romances históricos de Walter Scott, evadia-se pela Escócia medieval, posteriormente sente-se fascinada pelo mundo moderno dos românticos franceses e é atraída pelo olhar apaixonado dos galãs.
Ao ler, agora, A Dama das Camélias , vive intensamente as felicidades e os desaires da personagem Margarida Gautier.
Indícios/símbolos
Indícios/símbolos
As vivências apaixonadas e atribuladas das personagens dos livros que Luísa lê extasiada, fazendo-a cair em devaneios, são um indício do seu próprio destino.
Aparência/realidade
Aparência/realidade
Luísa deixa-se influenciar pelas leituras e vive o que lê. Não distingue o real do imaginário e por isso ama e vive como a personagem do livro que esteja a ler. Agora, Luísa sente-se na personagem de Margarida Gautier, cujo destino conturbado contrasta com a sua existência calma e monótona.
Romance de tese naturalista
Romance de tese naturalista
Caracterização de Luísa através da sua educação literária romântica, totalmente desfazada com a realidade circundante.