Foi com duas lágrimas a tremerem-lhe nas pálpebras que acabou as páginas da Dama das Camélias . E estendida na voltaire, com o livro caído no regaço, fazendo recuar a película das unhas, pôs-se a cantar baixinho, com ternura, a ária final da Traviata:
Addio, del passato ...
Lembrou-lhe de repente a notícia do jornal, a chegada do primo Basílio ...
Um sorriso vagaroso, dilatou-lhe os beicinhos vermelhos e cheios. - Fora o seu primeiro namoro, o primo Basílio! Tinha ela então dezoito anos! Ninguém o sabia, nem Jorge, nem Sebastião ...
De resto fora uma criancice: ela mesmo, às vezes, ria, recordando as pieguices ternas de então, certas lágrimas exageradas! Devia estar mudado o primo Basílio. Lembrava-se bem dele - alto, delgado, um ar fidalgo, o pequenino bigode preto levantado, o olhar atrevido, e um jeito de meter as mãos nos bolsos das calças fazendo tilintar o dinheiro e as chaves! (I: 21)
Contexto Referencial
Contexto Referencial
A Dama das Camélias, um romance romântico de Alexandre Dumas , Filho (1824-1895). Conta a história de Margarida Gautier que se redime da sua vida de cortesã por se ter apaixonado.
La Traviata: (1853), ópera de Verdi (1813-1901) extraída d' A Dama das Camélias.
voltaire: poltrona de assento baixo, encosto alto e ligeiramente inclinado para trás, de meados do séc. XIX.
Perspectivas
Atmosfera Romântica
Atmosfera Romântica
Luísa termina comovida a leitura d` A Dama das Camélias , sentindo-se envolver pelo destino romântico da personagem e evoca a ópera igualmente romântica de Verdi La Traviata.
A sentimentalidade romântica em que Luísa penetra não a deixa ver o mundo real como ele é. Ela cria um mundo à luz da ilusão romântica e vai ser dentro dessa rodoma que ela insere as recordações do primo Basílio como se ele fosse uma das personagens de ficção saído de um romance, aproximando a imagem dele à dos galãs parisienses.
Indícios/símbolos
Indícios/símbolos
O final da ópera La Traviata, que Luísa canta comovida e que associa à chegada do primo Basílio, indicia a sua futura ligação amorosa de desfecho infeliz. A descrição dos lábios de Luísa indicia a sua sensualidade, assim como a descrição do bigode e do olhar de Basílio indiciam o seu estilo conquistador.
Aparência /Realidade
Aparência /Realidade
Luísa identifica-se com a personagem Margarida Gautier, não distinguindo ficção e realidade. A referência na ópera ao passado da personagem vai despoletar as lembranças do seu próprio passado com o Primo, do qual Luísa retem boas recordações.
Intertextualidade
Intertextualidade
Luísa associa o final do livro à passagem correspondente da ópera e esta à chegada de Basílio. O termo chave para estas associações em cadeia é o “passado”.
Romance de Tese
Romance de Tese
Reconstituição do passado amoroso da personagem, para se poder compreender o presente.