- Está aqui o sr. Julião - disse com satisfação [Juliana].
Luísa apresentou os dois homens.
Basílio ergueu-se do sofá languidamente, e, num relance, percorreu Julião desde a cabeleireira desleixada até às botas mal engraxadas, com um olhar quase horrorizado.
- Que pulha! - pensou.
Luísa muito fina, percebeu, e corou, envergonhada de Julião.
Aquele homem de colarinho enxovalhado e com um velho casaco de pano preto mal feito - que ideia daria a Basílio das relações, dos amigos da casa! Sentia já o seu chic diminuído. E instintivamente, a sua fisionomia tornou-se muito reservada, - como se semelhante visita a surpreendesse! semelhante toilette a indignasse! (...)
Basílio, recostado no sofá, como um parente íntimo, examinava a sua meia de seda bordada de estrelinhas escarlates, e cofiava indolentemente o bigode, arrebitando um pouco o dedo mínimo - onde brilhavam, em dois grossos anéis de ouro, uma safira e um rubi.
A afectação da atitude, o reluzir das jóias irritaram Julião. (99-100)
Contexto interno
Contexto interno
Julião Zurara, primo de Jorge, visita Luísa para saber como decorre a estada de Jorge no Alentejo, encontrando-se casualmente com Basílio. Julião é médico, mas não tem conseguido ganhar dinheiro suficiente para ter uma vida decente.
Perspectivas
Indícios/símbolos
Indícios/símbolos
O aspecto decadente e desleixado de Julião engrandece o aspecto cuidado e atraente de Basílio. A admiração de Luísa pelo aspecto cuidado, estrangeirado e dândi do primo indicia a futura atracção por este.
O aspecto enxovalhado e desleixado de Julião é indício da sua existência pouco abonada, enquanto que o aspecto cuidado e reluzente de Basílio é sinal da sua confortável situação económica.
Decadência
Decadência
Julião simboliza a decadência dos portugueses que contrasta com os estrangeiros, particularmente os franceses, que Basílio representa. A decadência em Basílio não é física mas de ordem moral, ao pretender seduzir a prima: “A ela, como S. Tiago aos mouros!” (69).
Aparência/realidade
Aparência/realidade
Luísa aparenta surpresa ao ver Julião, quando na realidade nem a sua visita é estranha nem o seu aspecto desleixado é inusual; e simula distância em relação a ele para não impressionar mal Basílio sobre as suas relações sociais.