Julião, sempre curioso, observou, surpreendido, duas grandes litografias aos lados da cama - um Ecce Homo! e a Virgem das Sete Dores. O quarto era esteirado, o leito baixo e largo. Abriu então a gavetinha da mesa de cabeceira, e viu, espantado, uma touca e o volume brochado das poesias obscenas de Bocage! Entreabriu os cortinados fechados; e teve a consolação de verificar, - que havia sobre o travesseiro duas fronhazinhas chegadas de um modo conjugal e terno! (...)
- E é o que eu admiro, Conselheiro - observou Julião - é que tendo uma casa tão confortável, não se tenha casado, não se tenha dado o aconchego de uma senhora...
Todos apoiaram. Era verdade! O Conselheiro devia-se ter casado.
- São graves, perante Deus e perante a sociedade, as responsabilidades de um chefe de família - considerou ele.
Mas enfim - disseram - é o estado mais natural. E depois, que diabo, às vezes havia de se sentir só! E numa doença! Sem contar a alegria que dão os filhos!...
O Conselheiro objectou: "os anos, as neves da fonte..." (...)
- Porque enfim, Conselheiro, a natureza é a natureza! - disse Julião com malícia.
Ora qual! Era um fogo que nunca se extinguia! Que diabo! Era impossível que o Conselheiro, apesar dos seus cinquenta e cinco, fosse indiferente a uns belos olhos pretos, a umas formazinhas redondas!...
O Conselheiro corava. (314-315; 320-321)
Contexto interno
Contexto interno
O conselheiro Acácio, amigo íntimo do falecido pai de Jorge, foi distinguido com a Cruz de Santiago e decidiu oferecer um jantar em sua casa, no seu tugúrio, como ele dizia. Convidou os amigos Jorge, Sebastião, Julião Zuzarte, Alves e o Savedra.
Antes do jantar Julião espreita o quarto do Conselheiro.
Contexto referencial
Contexto referencial
Ecce Homo: consiste na apresentação ao povo, por Pilatos, de Cristo, flagelado, coroado de espinhos e com manto de irrisão. Esta cena da Paixão é descrita no 4º Evangelho (João, 19, 1-7).
Virgem das Sete Dores, também designada por Nossa Senhora das Dores, representa o sofrimento de Maria durante a Paixão.
Perspectivas
Indícios /símbolos
Indícios /símbolos
As duas litografias de temas religiosos indiciam os valores cristãos que norteiam o Conselheiro. As poesias obscenas de Bocage, a touca e as duas fronhazinhas chegadas denunciam uma relação clandestina até então desconhecida de Julião.
Decadência
Decadência
O Conselheiro infringe os valores morais, que tanto apregoava, ao viver maritalmente com a criada.
Aparência/realidade
Aparência/realidade
O Conselheiro Acácio sempre se apresentara como pessoa respeitável e defensora dos valores morais, por isso nenhum dos seus amigos supunha que vivesse amantizado com a criada.
Ironia
Ironia
A ironia decorre do contraste entre o discurso falsamente auto-responsabilizador e moralista do Conselheiro e as insinuações malévolas de Julião, nascidas da descoberta da verdadeira face do Conselheiro.
Romance de Tese
Romance de Tese
O narrador preocupa-se em caracterizar com algum detalhe o meio e o ambiente onde as personagens se movimentam.