[Aguardavam a chegada do Castro para arranjar o dinheiro para Luísa.]
-Que Videira?- perguntou Luísa.
- Uma alta, de nariz grande que tem um landau.
- Mas passa por uma mulher tão séria...
- Já tu vês! - E com um risinho: - Ai elas passam, passam. Lá passar, passam. A questão é conhecer-lhes os podres, minha fidalga!
E barrando de manteiga grandes fatias de pão, pôs-se a falar complacentemente dos escândalos de Lisboa, a desdobrar o sudário: citava nomes, especialidades, as que depois de terem "feito o diabo", gastam, numa devoção tardia, o resto de uma velha sensibilidade; que é por onde elas acabam, algumas é pelas sacristias! (...)
Exagerava muito; mas odiava-as tanto! Porque todas tinham, mais ou menos, sabido conservar a exterioridade decente que ela perdera, e manobravam com habilidade, onde ela, a tola, tivera só a sinceridade! E enquanto elas conservavam as suas relações, convites para soirées, a estima da corte - ela perdera tudo, era apenas a Quebrais!... (336-337)
Contexto interno
Contexto interno
Luísa receando que Jorge despeça Juliana ao sabê-la doente, pede a Leopoldina que escreva ao Castro, o banqueiro, para este lhe emprestar o dinheiro para calar a criada. Enquanto aguardam, Leopoldina vai falando dos escândalos amorosos de Lisboa.
Contexto referencial
Contexto referencial
Landau - carro de tracção animal, de quatro rodas, com dois bancos frente a frente.
Perspectivas
Decadência
Decadência
Na opinião um tanto ou quanto exagerada de Leopoldina, a decadência moral grassava em Lisboa.
Aparência/realidade
Aparência/realidade
Leopoldina enumera os escândalos da capital e critica todas essas mulheres que souberam manter as aparências, a decência . E ela, que se expôs, não se resguardou na aparência, foi punida pela sociedade que a baniu dos circuitos sociais (Berrini, 1984).
Ordem/Desordem
Ordem/Desordem
Leopoldina enfatisa a desordem social, perante a generalização do adultério. Por outro lado, e para seu grande pesar, todas essas adúlteras tiveram o cuidado de manter as aparências - a ordem - continuando a ser aceites na sociedade.